top of page

Sabias que ...

 EXISTEM  BACTÉRIAS QUE
degradam

Os cientistas descobriram uma nova bactéria (hidrocarbonoclástica) capaz de degradar o petróleo derramado nos oceanos que, juntamente com a sua elevada capacidade de reprodução num meio contaminado por hidrocarbonetos, petróleo, fornece um método de limpeza eficaz, simples e ecológico. Contribuindo assim para a proteção do ambiente marinho e dos seres vivos que lá habitam.

PETRÓLEO?

Tese de doutoramento da Universidade de Aveiro Departamento de Química realizada por Patrícia Maia Domingues, em 2018.

Sabias que ...

Infelizmente, não a podemos ver uma das maiores cordilheiras montanhosas que se encontra submersa ao longo e do Oceano Atlântico e Oceano Ártico. Trata-se da ‘dorsal mesoatlântica’ ou ‘crista oceânica do Atlântico’, também referida pelo acrónimo DMA (ou MAR, do inglês: Mid-Atlantic Ridge).

A MAIOR CADEIA DE 
MONTANHAS DO MUNDO
fica no oceano Atlântico?

Sabias que ...

Realmente, existem peixes que se alimentam de plástico em enormes quantidades, estas variam de 12 a 24 mil toneladas de plástico  números que equivalem a 480 milhões de garrafas de plástico de dois litros ou ao peso de 132 baleias azuis.

OS PEIXES DE PROFUNDIDADE MÉDIA 
DO OCEANO PACÍFICO NORTE INGEREM 
12 mil a 24 mil toneladas de plástico?

Sabias que ...

 EXISTE  MAIS LIXO NAS ÁGUAS 
que peixes?

De acordo com um artigo publicado recentemente na revista “Science of the Total Environment” desenvolvida pela CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) , é abordado o problema da quantidade de microplásticos presentes no estuário do Douro. Este estudo foi iniciado em 2016 e conclui que existe, mais plástico do que larvas de peixe, numa proporção de uma larva para 1,5 partículas de microplástico no estuário do Rio Douro. A imposição deste material na água poderá ocupar o espaço dos habitats dos peixes bem como bloquear a luz disponível neles e outros problemas ao serem ingeridos.

DO RIO DOURO

Sabias que ...

APENAS 1% DA ÁREA
estão protegidos?

Comparativamente a  12% da superfície terrestre as Costas estão cada vez mais a ficar sem proteção, devido ás atividades antopogénicas. Estas atividades consistem na construção de infraestruturas próximo de mares e nos oceanos, consequentemente à destruição de construções naturais, como as dunas, que protegem o ecossistema marinho e a sua biodiversidade. 

DO OCEANO E DOS MARES ADJACENTES

Sabias que ...

Os cientistas afirmam que com a diminuição de dióxido de carbono (CO2) emitido para a atmosfera, favorece a corrosão das conchas o oceano as conchas e para os organismos marinhos que habitam neste local. Esta corrosão deve-se a forte acidificação (baixo pH) da água oceânica. 

A DIMINUIÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO
ATMOSFÉRICO TORNARÁ
o oceano mais corrosivo e ácido?

Sabias que ...

A "Fossa das Marianas" fica localizado no oceano Pacífico, sendo o ponto mais profundo dos oceanos, encontrando-se a cerca de 11 km de profundidade.

A ÁREA MAIS
profunda dos oceanos é
A "FOSSA DAS MARIANAS"?

Sabias que ...

 

  • Mais de 150 milhões de toneladas de plástico existem atualmente nos oceanos.

  • Anualmente, são depositados nos oceanos cerca de 13 milhões de toneladas de plástico.

  • 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico entra, por ano, nos oceanos.

  • O custo de lixo marinho situa-se entre os 259 e os 695 milhões €.

  • Até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe. 
    peso corporal

  • 92,5% das aves marinhas mortas ingeriram plástico em quantidades iguais a 5% do seu

  • 94% de todas as formas de vida na Terra são aquáticas, das quais 90% vive nas zonas

  • mais profundas entre 2000 e 6000 metros de profundidade.

  • Estima-se que ainda há 95% dos oceanos que não tenham sido explorados, existindo milhões de espécies por descobrir, segundo os biólogos.

MATEMÁTICA
um pouco de estatística
A NÍVEL GLOBAL.
bottom of page