top of page

Pepinos do mar Aspiradores do oceano

      Os pepinos do mar parecem ser criaturas simples. Pertencem ao grupo de animais conhecido como equinodermos e através do processo de comer, digerir e excretar, estes animais têm um grande impacto no ambiente. Há mais de 1250 espécies de pepinos do mar espalhados pelos oceanos e estas espécies ocupam diferentes nichos. 

     Várias criaturas são capazes de viver dentro dos pepinos do mar, partilhando até o mesmo animal, mas alguns podem ser extremamente territoriais. Enquanto a maioria das criaturas não magoa o seu hospedeiro, há sempre exceções, como o género de peixes Encheliophis que é conhecido por comer as gónadas do pepino do mar que habita. São tantas as criaturas que podem habitar neste ser vivo que ele quase se torna num ecossistema móvel. 

       Estes animais comem materiais orgânicos que encontram no meio da areia, então tudo o que sai de um pepino do mar estará mais “limpo” do que aquilo que entrou. A sua alimentação também permite que não se acumule demasiado material orgânico no fundo oceânico, o que previne a propagação excessiva de algas.  

      Os pepinos do mar libertam carbonato de cálcio, componente de conchas e esqueletos de vários seres vivos, e os seus excrementos aumentam a alcalinidade da água envolvente, o que protege os corais próximos dos efeitos da acidificação do oceano. 

Adaptado a partir de: https://www.nationalgeographic.com/animals/article/sea-cucumber-poop-climate-change-animals-news (consultado a 28 de fevereiro de 2021, às 16h00)

bottom of page